Biópsias Diagnósticas

Biópsias Diagnósticas


O que é

A biópsia diagnóstica percutânea é um procedimento que consiste na retirada de uma pequena amostra de uma lesão suspeita em algum órgão ou tecido do corpo. O fragmento é levado para análise laboratorial, a fim de obter o diagnóstico correto e, se necessário, indicar o tratamento adequado.

Tire suas Dúvidas

Preencha o formulário abaixo com suas dúvidas ou ligue para nós!
Agende via WhatsApp

Contact Us

Indicação

É indicada quando há alterações na morfologia das células e suspeita de câncer, a fim de investigar se trata-se de tumor maligno ou benigno. Também pode ser feita quando há necessidade de esclarecer o diagnóstico de doenças não explicadas em exames convencionais ou, ainda, para identificar doenças infecciosas ou autoimunes.

Entre em Contato

Agende uma Consulta

Endereço

R. Dona Adma Jafet, 115 - 1º subsolo, prédio D

Bela Vista, São Paulo - SP

O que é possível diagnosticar?

As biópsias podem ser realizadas para diagnosticar doenças que acometem os mais variados órgãos do corpo, tais como:

  • Fígado

    A biópsia hepática investiga lesões hepáticas suspeitas não explicadas por outros métodos, incluindo alterações nas enzimas hepáticas, esteatose alcoólica ou não alcoólica, hepatite viral ou autoimune, suspeita de rejeição ou complicações de transplante de fígado, suspeita de câncer e doença sistêmica.


  • Baço

    A biópsia esplênica investiga lesões localizadas no baço suspeitas de neoplasia.


  • Pâncreas

    A biópsia pancreática investiga nódulos ou massas sugestivos de neoplasia, lesões suspeitas de metástase no pâncreas, lesões causadoras de obstrução biliar ou pancreática, pancreatites e suspeita de rejeição após transplante de pâncreas em pacientes diabéticos.


  • Adrenal

    A biópsia de adrenal investiga lesões na glândula adrenal suspeitas de infecções ou tumores.


  • Rim

    A biópsia renal investiga diversas doenças que podem acometer o rim, tais como síndrome nefrótica ou nefrítica, insuficiência renal aguda ou crônica, lesões suspeitas de neoplasia, suspeita de glomerulonefrite, alterações da creatina e acometimento renal devido ao lúpus.


  • Pulmão

    A biópsia pulmonar investiga lesões no pulmão suspeitas de neoplasia e doenças infecciosas.


  • Mediastino

    A biópsia mediastinal investiga lesões, massas e nódulos suspeitos de neoplasia localizados no mediastino, isto é, a região do tórax entre os pulmões.


  • Osso

    A biópsia óssea investiga lesões ósseas suspeitas de tumor ósseo primário ou de recidiva do câncer e lesões infecciosas.


  • Partes moles

    A biópsia de partes moles investiga a suspeita de tumores originários do tecido conjuntivo ou muscular superficial.


  • Linfonodo

    A biópsia de linfonodo investiga casos de linfonodomegalia (aumento do tamanho dos linfonodos), com suspeita de câncer ou doenças infecciosas.


  • Próstata

    A biópsia de próstata investiga suspeitas de neoplasia em casos de níveis elevados de PSA ou de presença de nódulos no órgão detectados por toque retal ou em ressonância magnética.


  • Peritônio

    A biópsia de peritônio investiga lesões peritoneais decorrentes de doenças inflamatórias ou neoplásicas. O peritônio é uma membrana que reveste a parede abdominal e recobre órgãos abdominais e pélvicos, como estômago, intestino, reto, bexiga e útero.


  • Mama

    A biópsia de mama investiga lesões identificadas em exames como mamografia ou ultrassonografia, sendo indicada conforme o grau das lesões e a suspeita de malignidade das células.


Agende uma Consulta

Dúvidas Frequentes

Confira abaixo as respostas para as perguntas mais frequentes de nossos pacientes referentes a essa área de atuação

  • É necessário algum exame prévio para realização de biópsias?

    Sim! Além de um exame diagnóstico prévio, como, por exemplo, ultrassom, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, solicitamos a realização dos seguintes exames de sangue: hemograma completo e coagulograma.


  • É necessário jejum para realização de biópsias?

    Depende! Algumas biópsias podem ser realizadas com anestesia local e, nesses casos, não é necessário um jejum prolongado, entretanto, quando se necessita de uma sedação ou anestesia geral orienta-se jejum absoluto de 8h.


  • Devo suspender minhas medicações para realização de uma biópsia?

    Somente se a medicação for um anticoagulante ou antiagregante plaquetário; nesses casos, entre em contato com nossa equipe para saber a orientação correta.


Share by: