Procedimentos paliativos para controle de dor

Procedimentos paliativos para controle de dor


O que é

Os procedimentos paliativos para controle de dor têm como objetivo melhorar a qualidade de vida de pacientes com doença grave ou progressiva, por meio de métodos que contribuam para o controle e o alívio do sofrimento.

Tire suas Dúvidas

Preencha o formulário abaixo com suas dúvidas ou ligue para nós!
Agende via WhatsApp

Contact Us

Indicação

Esses procedimentos são indicados a pacientes com doenças avançadas ou irreversíveis, em fases terminais, que apresentam dor refratária ou ainda que precisam não só controlar a dor, mas também evitar ou retardar a necessidade de tratamentos mais complexos.

Entre em Contato

Agende uma Consulta

Endereço

R. Dona Adma Jafet, 115 - 1º subsolo, prédio D

Bela Vista, São Paulo - SP

Como é feito?

Existem vários procedimentos paliativos com a finalidade de controlar a dor. Alguns deles são:

  • Neurólise ou alcoolização de plexos nervosos

    O procedimento consiste na realização do processo de neurólise na região dos plexos nervosos (celíaco, hipogástrico e gânglio ímpar), visando o controle da dor crônica oncológica. 


    Guiado por imagem (tomografia computadorizada ou radioscopia), o radiologista intervencionista injeta, nas vias nervosas, álcool ou outras substâncias neurolíticas que bloqueiam a transmissão de sinais nervosos e neurológicos relativos à dor. 


    É muito indicado para pacientes com câncer abdominal, atingidos por dor visceral e refratária a medicamentos analgésicos devido ao acometimento de estruturas nervosas locais ocasionado pelo tumor.


  • Terapias ablativas para lesões ósseas metastáticas dolorosas

    A ablação de tumor ósseo é um procedimento que consiste em introduzir uma fina agulha no tumor para destruir as células cancerígenas. Isso pode ser feito por meio de dois principais métodos: radiofrequência ou crioablação. 


    A ablação por radiofrequência utiliza ondas de calor para aquecer e destruir o tumor, enquanto a crioablação utiliza gases frios para congelá-lo e destruí-lo. O método, guiado por imagem e minimamente invasivo, é eficaz para o alívio da dor em pacientes com tumores ósseos como o osteoma osteóide bem como em quadros metastáticos ósseos, aliviando os sintomas dolorosos e reduzindo a evolução da metástase.


  • Tratamento para dor musculoesquelética

    O procedimento consiste na aplicação de medicamentos diretamente em uma raiz nervosa. Guiado por imagem e por meio da inserção de uma agulha no local intra-articular, o radiologista intervencionista aplica substâncias como anestésico, corticoide ou ácido hialurônico em áreas do corpo como coluna, ombro, cotovelo, punho, quadril, joelho e tornozelo. 


    É indicado para controle de dor e de crises inflamatórias, para o tratamento de artrose, bursite e tendinite e, ainda, para evitar tratamentos cirúrgicos de maior complexidade.


Agende uma Consulta

Dúvidas Frequentes

Confira abaixo as respostas para as perguntas mais frequentes de nossos pacientes referentes a essa área de atuação

  • É necessário algum exame prévio para realização de biópsias?

    Sim! Além de um exame diagnóstico prévio como por exemplo ultrassom, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, solicitamos a realização dos seguintes exames de sangue: hemograma completo e coagulograma.


  • É necessário jejum para realização desses tratamentos?

    Sim! Estes procedimentos em geral são realizados sob sedação ou anestesia geral, portanto é necessário um jejum prolongado de 8h. 


  • Devo suspender minhas medicações para realização de uma biópsia?

    Somente se a medicação for um anticoagulante ou antiagregante plaquetário; nesses casos, entre em contato com nossa equipe para saber a orientação correta.


  • Existe algum efeito colateral relacionado a esses procedimentos?

    São procedimentos com certo grau de complexidade, portanto podem estar associados a complicações e efeitos colaterais. Antes de sua realização, nossa equipe sempre esclarece as vantagens e os possíveis eventos que podem estar relacionados a cada procedimentos que virá a ser realizado.


Share by: