Drenagem de Coleções

Drenagem de Coleções


O que é

A drenagem e a punção de coleções são procedimentos minimamente invasivos para tratar acúmulos líquidos (chamados de coleções) e abscessos.

Tire suas Dúvidas

Preencha o formulário abaixo com suas dúvidas ou ligue para nós!
Agende via WhatsApp

Contact Us

Indicação

Geralmente, é indicada para pacientes oncológicos ou cirúrgicos, que apresentam a formação de coleções decorrentes de cirurgias ou de processos infecciosos.


Um exemplo comum é o caso de paciente com apendicite não tratada, quadro em que há um rompimento que gera infecção e, consequentemente, formação de coleção. Como o organismo não consegue absorver esse material, é preciso realizar a drenagem.



Também em casos de cesariana e cirurgias plásticas, é possível haver a formação de coleções na área da cicatriz. Chamado de seroma, esse processo de acúmulo de líquido sob a pele é uma forma de reação do organismo devido à cirurgia.

Entre em Contato

Agende uma Consulta

Endereço

R. Dona Adma Jafet, 115 - 1º subsolo, prédio D

Bela Vista, São Paulo - SP

Como é feito?

O método é guiado por imagem (ultrassonografia, tomografia ou ressonância magnética) e, na maioria dos casos, é feito com anestesia local. Por meio da introdução de um dreno na área a ser tratada, realiza-se a punção ou a drenagem.


Na punção, uma agulha é inserida para aspirar uma coleção pequena. Com a drenagem, pode-se retirar um acúmulo de líquido maior, e o paciente fica com o dreno por alguns dias.



Após o procedimento, o material coletado é enviado para análise, o que contribui para guiar o tratamento da forma mais adequada, bem como para a escolha de antibióticos específicos, quando necessário.

Agende uma Consulta

Dúvidas Frequentes

Confira abaixo as respostas para as perguntas mais frequentes de nossos pacientes referentes a essa área de atuação

  • É necessário internação para realização de punções ou drenagens?

    A maioria dos casos podem ser realizados em esquema ambulatorial ou de hospital dia. Mas, por vezes, a condição clínica do paciente sugere a realização do procedimento em regime de internação hospitalar.


  • Quantos dias ficarei com o dreno?

    Não há uma resposta precisa. Na maioria dos casos, poucos dias são o suficiente para a resolução da coleção, entretanto, em alguns caso, a persistência do dreno por mais tempo se fará necessária.


  • O que devo fazer quando vou ter alta com o dreno?

    É muito importante realizar anotações dos débitos diários dos drenos (anotar a quantidade de líquido/secreção que é eliminada por dia), assim como zelar pela higiene e cuidados básicos com o dreno. Se tiver dúvidas, esclareça com seu médico pois fará toda diferença no seu tratamento.


Share by: