Blog Layout

Desmistificando a punção de tireoide

CIGI • ago. 12, 2021

Até pouco tempo atrás, apalpar era a única forma de identificar nódulos na região do pescoço, mas, com o avanço tecnológico, os métodos diagnósticos foram se tornando mais precisos. Atualmente, um dos exames mais utilizados para diagnóstico de nódulos na tireóide é o ultrassom seguido de punção diagnóstica.


O ultrassom de tireoide faz uma avaliação inicial na qual analisa, através de classificações, a possibilidade dos nódulos serem benignos ou malignos. Em alguns casos, é muito difícil saber quais desses nódulos são benignos ou malignos e então se indica uma punção aspirativa diagnóstica com agulha fina (PAAF).


Criamos este artigo para desmistificar a punção de tireoide, que é, atualmente, uma das melhores opções de diagnóstico desses nódulos.

O que é PAAF da tireoide?

A Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) é uma das maneiras mais precisas para identificar e classificar os nódulos tireoidianos.



Ela serve para que o profissional de saúde possa determinar a natureza do problema através da análise do nódulo com uma amostra de poucas células. Dessa forma, a PAAF possui a capacidade de identificar quais das lesões encontradas são realmente perigosas e necessitam de tratamento.

Indicações

As principais indicações da punção de tireoide envolvem esses tipos de nódulos:



  • Classificados como TIRADS 4 ou 5;
  • Com calcificações ou microcalcificações;
  • Com contornos irregulares ou exofíticos;
  • Sólidos e marcadamente hipoecogênicos;
  • Indeterminados.


É um procedimento rápido, sem necessidade de internação e que identifica a característica da lesão na maioria dos casos.


A principal vantagem da punção de tireoide consiste no fato de ser um exame pouco invasivo que possui raras chances de complicações.

Em poucas situações a punção pode não ser diagnóstica ou pela característica do nódulo ou pela obtenção de pouco material no ato da punção (5 a 10% dos casos).

Como é feito o procedimento?

Com auxílio do ultrassom, é introduzida uma agulha fina na pele do paciente, que chega até o nódulo tireoidiano. Dessa forma, são recolhidas amostras de células do tecido local para avaliação.


É um procedimento simples e ambulatorial. É aplicada apenas uma anestesia local e a permanência média do paciente no local de realização é de no máximo uma hora.


Sendo assim, não há necessidade de internação, com raras queixas no pós-procedimento, sendo a mais comum um leve desconforto no local da punção.

Cuidados no pós-operatório e o que esperar

Depois de realizado o procedimento, mesmo que haja desconforto no local, não há necessidade de se afastar das atividades diárias. A punção de tireoide apresenta raramente complicações graves; eventualmente, pode se formar no local um pequeno hematoma que costuma ser absorvido em poucos dias.

--

Ficou alguma dúvida sobre o exame? Então entre em contato. Ficaremos felizes em poder ajudar. 

osteoma osteóide
Por CIGI 02 fev., 2022
Você sabe como a ablação com agulha pode auxiliar no tratamento de osteoma osteóide? Nesse artigo, explicamos mais detalhes sobre esse processo.
tipos de biópsia
Por CIGI 31 jan., 2022
Você conhece os tipos de biópsia? Nesse artigo, explicamos as principais diferenças entre eles e mais detalhes sobre cada um
biópsia do fígado
Por CIGI 03 dez., 2021
A biópsia do fígado é capaz de mapear doenças e indicar o melhor tipo de tratamento. Conheça mais sobre esse procedimento.
tratamento para mioma uterino
Por CIGI 13 nov., 2021
Conheça a embolização e a radiofrequência, dois procedimentos sem cortes para o tratamento de mioma uterino. Veja para quais casos são indicados.
ablação de miomas
Por CIGI 12 nov., 2021
Já ouviu falar sobre ablação de miomas uterinos? Nesse artigo explicamos mais sobre essa inovadora técnica para o tratamento de tumores
alcoolização de plexos nervosos
Por CIGI 08 out., 2021
Para aliviar dores intensas causadas pelo câncer em estágio avançado, há a alcoolização de plexos nervosos. Conheça a neurólise e para quem é indicada.
biópsia renal
Por CIGI 05 out., 2021
O que você sabe sobre biópsia renal? Nesse artigo vamos te apresentar todos os detalhes sobre o procedimento responsável por identificar doenças no rim.
biópsia da próstata
Por CIGI 21 set., 2021
A biópsia da próstata consegue detectar tumores e outras doenças na glândula. Veja quando o procedimento é indicado e como é feita
ablação óssea
Por CIGI 16 set., 2021
A ablação óssea é um possível tratamento para tumores ósseos, como o osteoma osteóide. Veja porque esse método tem sido a primeira opção dos especialistas.
tumores  hepáticos ablação
Por CIGI 11 ago., 2021
Conheça mais sobre o tratamento de tumores hepáticos por ablação, sua eficácia, principais técnicas, indicações e outros detalhes importantes. Clique aqui.
Mais Posts
Share by: