Blog Layout

O tratamento de tumores hepáticos por ablação é eficaz?

CIGI • ago. 11, 2021

Muitos são os fatores associados ao desenvolvimento de câncer no fígado,    sendo a ablação de tumores hepáticos, uma forma de tratamento relativamente recente, que tem obtido resultados positivos .


O Carcinoma Hepatocelular (CHC) é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um dos tumores malignos mais frequentes do ser humano, sendo a terceira causa mais comum de morte por câncer. 


Outro ponto relevante é que o fígado é um local de passagem obrigatória do sangue do organismo, onde podem surgir cânceres metastáticos iniciados em outros órgãos.


Neste artigo, separamos algumas informações sobre o procedimento de ablação de nódulos hepáticos. Acompanhe.

A ablação hepática

A ablação é um método muito eficaz no tratamento de diversos tipos de câncer, assim como de tumores hepáticos, sejam primários ou secundários.


Diferente da intervenção cirúrgica, a ablação de tumores hepáticos é um procedimento pouco invasivo, que tem como objetivo destruir os tumores. Dessa forma, a ablação hepática destrói as células tumorais por meio de calor ou frio extremo (superaquecimento ou congelamento, respectivamente).

Técnicas

As técnicas de calor mais utilizadas são a ablação por radiofrequência ou micro-ondas; enquanto a de congelamento é a crioablação.


O procedimento é guiado por imagem (tomografia  ou ultrassonografia) e consiste na introdução de uma agulha  diretamente no local do tumor, por meio de pequenos furos na pele.

Indicação e cuidados

Esse tipo de técnica é utilizado em pacientes com carcinoma hepatocelular (até 3 cm de diâmetro) e em metástases hepáticas em casos selecionados. Além disso, é indicada para outros problemas de saúde ou alterações nas funções hepáticas.


Depois do procedimento, geralmente feito com anestesia geral e sem gerar cicatrizes, podem ser sentidos alguns desconfortos no local, facilmente controlados pelo uso de medicação. 


Complicações pós ablação não são frequentes, mas podem incluir sangramento e infecção, que geralmente são combatidas logo no início. Depois do procedimento de tratamento por ablação de um tumor hepático, caso não haja complicações, as atividades cotidianas podem ser retomadas em poucos dias.

A ablação hepática é eficaz?

A ablação de tumores  hepáticos é um procedimento seguro e bastante eficaz para tratamentos de tumores primários e metastáticos, sendo equivalente, na maior parte dos casos, às abordagens cirúrgicas. 



Por fim, a ablação de tumores hepáticos é realizada por uma equipe multidisciplinar, o que garante ainda mais segurança e acompanhamento dos pacientes.

Procure o acompanhamento especializado

Somente com ajuda de profissionais qualificados é possível alcançar uma análise detalhada dos nódulos hepáticos.


Lembre-se de que é muito importante cuidar dos hábitos alimentares e procurar o acompanhamento médico regularmente


Gostou desse conteúdo? Então acesse a nossa Central Educativa e confira outros materiais como esse!

osteoma osteóide
Por CIGI 02 fev., 2022
Você sabe como a ablação com agulha pode auxiliar no tratamento de osteoma osteóide? Nesse artigo, explicamos mais detalhes sobre esse processo.
tipos de biópsia
Por CIGI 31 jan., 2022
Você conhece os tipos de biópsia? Nesse artigo, explicamos as principais diferenças entre eles e mais detalhes sobre cada um
biópsia do fígado
Por CIGI 03 dez., 2021
A biópsia do fígado é capaz de mapear doenças e indicar o melhor tipo de tratamento. Conheça mais sobre esse procedimento.
tratamento para mioma uterino
Por CIGI 13 nov., 2021
Conheça a embolização e a radiofrequência, dois procedimentos sem cortes para o tratamento de mioma uterino. Veja para quais casos são indicados.
ablação de miomas
Por CIGI 12 nov., 2021
Já ouviu falar sobre ablação de miomas uterinos? Nesse artigo explicamos mais sobre essa inovadora técnica para o tratamento de tumores
alcoolização de plexos nervosos
Por CIGI 08 out., 2021
Para aliviar dores intensas causadas pelo câncer em estágio avançado, há a alcoolização de plexos nervosos. Conheça a neurólise e para quem é indicada.
biópsia renal
Por CIGI 05 out., 2021
O que você sabe sobre biópsia renal? Nesse artigo vamos te apresentar todos os detalhes sobre o procedimento responsável por identificar doenças no rim.
biópsia da próstata
Por CIGI 21 set., 2021
A biópsia da próstata consegue detectar tumores e outras doenças na glândula. Veja quando o procedimento é indicado e como é feita
ablação óssea
Por CIGI 16 set., 2021
A ablação óssea é um possível tratamento para tumores ósseos, como o osteoma osteóide. Veja porque esse método tem sido a primeira opção dos especialistas.
punção de tireoide
Por CIGI 12 ago., 2021
Saiba o que é a punção de tireoide e em quais situações é necessária para identificar a natureza dos nódulos. Clique aqui
Mais Posts
Share by: