Blog Layout

Quando a ablação pulmonar é indicada?

CIGI • mai. 20, 2021

No Brasil, estima-se que entre os anos de 2020 e 2022, 30.200 novos casos de câncer de pulmão serão diagnosticados. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) afirma que a doença fica em primeiro lugar na incidência e na taxa de mortalidade desde 1985. Felizmente, existem várias formas de tratamentos, sendo uma delas a ablação pulmonar.


Neste texto, vamos ajudar você a entender como funciona o procedimento e quando é indicado. Confira!

Entenda a ablação pulmonar

A ablação pulmonar é um tratamento guiado por imagem para destruir o câncer de pulmão através do superaquecimento ou congelamento. É um processo pouco invasivo que também é realizado em tumores hepáticos e renais.


Diferente de métodos tradicionais, o foco do procedimento está na destruição do tumor com a preservação da capacidade pulmonar. Ou seja, é uma técnica que atinge somente o tumor e uma pequena camada saudável de tecido em volta dele. Assim evita que a  função respiratória do paciente seja prejudicada.


Durante o procedimento, o paciente é anestesiado e uma agulha, orientada por imagens, é inserida no interior do tumor. A partir disso, a agulha provoca alterações acentuadas de temperaturas para o destruir.


Existem três principais  tipos de ablação pulmonar:


  • Crioablação: neste caso, é realizada uma terapia fria para congelar e causar a destruição do tecido tumoral;
  • Ablação por radiofrequência: este tipo é realizado a partir do aumento de temperatura local através de radiofrequência que provoca agitação e destruição celular;
  • Ablação por micro-ondas: neste procedimento, a destruição tumoral ocorre também pelo aumento de temperatura local, mas através de micro-ondas geradas pela agulha que possibilita o tratamento de áreas maiores.

Quando é indicada?

A ablação pulmonar em tumores primários pulmonares é indicada para pacientes que não poderiam passar por uma intervenção cirúrgica convencional ou outros tratamentos disponíveis mais agressivos. É preciso de um diagnóstico cuidadoso e individualizado para cada caso, para se definir a indicação do procedimento.


A ablação pulmonar costuma ser indicada em lesões pulmonares pequenas e pouco numerosas e em pacientes que não apresentam metástases à distância. Essa modalidade de tratamento pode ser utilizada em associação com cirurgia e outros tratamentos radioterápicos para otimizar as chances de cura dos pacientes.


Ressaltamos que o câncer de pulmão precisa ser diagnosticado o quanto antes para que o procedimento de ablação pulmonar seja analisado e indicado a cada caso. Por isso, há a importância de realizar o tratamento com médico especializado, que, após avaliação detalhada do quadro, terá a certeza de que a ablação é indicada.


Se gostou desse conteúdo, acesse a nossa Central Educativa e confira outros materiais como esse! Até a próxima!

osteoma osteóide
Por CIGI 02 fev., 2022
Você sabe como a ablação com agulha pode auxiliar no tratamento de osteoma osteóide? Nesse artigo, explicamos mais detalhes sobre esse processo.
tipos de biópsia
Por CIGI 31 jan., 2022
Você conhece os tipos de biópsia? Nesse artigo, explicamos as principais diferenças entre eles e mais detalhes sobre cada um
biópsia do fígado
Por CIGI 03 dez., 2021
A biópsia do fígado é capaz de mapear doenças e indicar o melhor tipo de tratamento. Conheça mais sobre esse procedimento.
tratamento para mioma uterino
Por CIGI 13 nov., 2021
Conheça a embolização e a radiofrequência, dois procedimentos sem cortes para o tratamento de mioma uterino. Veja para quais casos são indicados.
ablação de miomas
Por CIGI 12 nov., 2021
Já ouviu falar sobre ablação de miomas uterinos? Nesse artigo explicamos mais sobre essa inovadora técnica para o tratamento de tumores
alcoolização de plexos nervosos
Por CIGI 08 out., 2021
Para aliviar dores intensas causadas pelo câncer em estágio avançado, há a alcoolização de plexos nervosos. Conheça a neurólise e para quem é indicada.
biópsia renal
Por CIGI 05 out., 2021
O que você sabe sobre biópsia renal? Nesse artigo vamos te apresentar todos os detalhes sobre o procedimento responsável por identificar doenças no rim.
biópsia da próstata
Por CIGI 21 set., 2021
A biópsia da próstata consegue detectar tumores e outras doenças na glândula. Veja quando o procedimento é indicado e como é feita
ablação óssea
Por CIGI 16 set., 2021
A ablação óssea é um possível tratamento para tumores ósseos, como o osteoma osteóide. Veja porque esse método tem sido a primeira opção dos especialistas.
punção de tireoide
Por CIGI 12 ago., 2021
Saiba o que é a punção de tireoide e em quais situações é necessária para identificar a natureza dos nódulos. Clique aqui
Mais Posts
Share by: