Blog Layout

Você já ouviu falar em ablação hepática? Saiba o que é!

CIGI • abr. 13, 2021
A ablação hepática é uma alternativa para pacientes que tenham recebido diagnóstico de tumor no fígado. No entanto, é preciso que haja uma análise cuidadosa de cada caso para saber quando esse procedimento pode ser indicado. Mas, você sabe para que serve e como funciona a ablação hepática?

Neste texto, vamos ajudar você a entender tudo sobre a ablação hepática. Acompanhe!

Sobre os tumores hepáticos

Tumores hepáticos podem se manifestar de forma primária ou secundária. A primária é quando o tumor começa no próprio fígado. Já a secundária é quando o tumor tem origem em outros órgãos e acaba atingindo o fígado.


Vale saber que apenas os tumores malignos
primários são considerados câncer de fígado. Quando o estágio é secundário, trata-se de um quadro de metástase, já que há uma ramificação de células cancerígenas, que se espalharam de outra região do corpo.


Os
principais fatores de risco nesse tipo de câncer primário de fígado podem estar relacionados à cirrose e às infecções crônicas, que são causadas por vírus das hepatites B e C.


O câncer de fígado mais comum é o
carcinoma hepatocelular ou hepatocarcinoma, correspondendo a mais de 80% dos casos. Sua origem se dá no hepatócito, nas células hepáticas mais numerosas. 


Há também os
tumores colangiocarcinoma, que surgem nos dutos biliares do fígado, o angiossarcoma, que se localiza nos vasos sanguíneos, e o hepatoblastoma, que é mais comum em recém-nascidos e crianças em seu ciclo primário de vida. Os dois últimos são mais raros.


Quanto aos sintomas, quando estão no início, os tumores hepáticos podem ser assintomáticos. Ao surgirem os primeiros sinais, os mais comuns podem ser:


  • dor no abdome;
  • crescimento anormal no abdome;
  •  distensão abdominal;
  • perda de peso sem procedência aparente;
  • perda de apetite;
  • mal-estar;
  •  amarelamento na pele e olhos;
  • acúmulo de líquido no abdome.


Para que serve a ablação hepática?

A ablação hepática é um procedimento seguro e intervencionista. Ela é realizada por orientação de ultrassonografia e tomografia computadorizada. Trata-se de uma alternativa de tratamento para pacientes que tenham sido diagnosticados com algum tumor hepático. 


O tratamento de ablação hepática consiste em introduzir uma agulha,
guiada por imagem, no interior do tumor para destruí-lo. O dano pode ser causado por superaquecimento (procedimento por radiofrequência ou micro-ondas) ou por congelamento (realizando a crioablação). 


É um procedimento que visa tratar tumores hepáticos, como o carcinoma hepatocelular e tumores neuroendócrinos. É possível realizar o tratamento também em alguns quadros de metástases que estejam localizadas no fígado.


A ablação hepática pode ser indicada em associação ou como
alternativa à cirurgia em alguns casos, como também em relação à quimioterapia. Para isso, portanto, é necessária uma avaliação criteriosa de cada caso junto a uma equipe multidisciplinar.


É muito importante entender que a ablação hepática, como
alternativa ou associação a qualquer outro tratamento, deve ser delegada por médicos especialistas que tenham analisado o quadro clínico do paciente. E vale ressaltar também a importância de realizar o tratamento adequado, indicado após avaliação individual de cada um.


Nosso artigo foi útil para você? Então, para mais conteúdos como esse, acompanhe o nosso blog!

osteoma osteóide
Por CIGI 02 fev., 2022
Você sabe como a ablação com agulha pode auxiliar no tratamento de osteoma osteóide? Nesse artigo, explicamos mais detalhes sobre esse processo.
tipos de biópsia
Por CIGI 31 jan., 2022
Você conhece os tipos de biópsia? Nesse artigo, explicamos as principais diferenças entre eles e mais detalhes sobre cada um
biópsia do fígado
Por CIGI 03 dez., 2021
A biópsia do fígado é capaz de mapear doenças e indicar o melhor tipo de tratamento. Conheça mais sobre esse procedimento.
tratamento para mioma uterino
Por CIGI 13 nov., 2021
Conheça a embolização e a radiofrequência, dois procedimentos sem cortes para o tratamento de mioma uterino. Veja para quais casos são indicados.
ablação de miomas
Por CIGI 12 nov., 2021
Já ouviu falar sobre ablação de miomas uterinos? Nesse artigo explicamos mais sobre essa inovadora técnica para o tratamento de tumores
alcoolização de plexos nervosos
Por CIGI 08 out., 2021
Para aliviar dores intensas causadas pelo câncer em estágio avançado, há a alcoolização de plexos nervosos. Conheça a neurólise e para quem é indicada.
biópsia renal
Por CIGI 05 out., 2021
O que você sabe sobre biópsia renal? Nesse artigo vamos te apresentar todos os detalhes sobre o procedimento responsável por identificar doenças no rim.
biópsia da próstata
Por CIGI 21 set., 2021
A biópsia da próstata consegue detectar tumores e outras doenças na glândula. Veja quando o procedimento é indicado e como é feita
ablação óssea
Por CIGI 16 set., 2021
A ablação óssea é um possível tratamento para tumores ósseos, como o osteoma osteóide. Veja porque esse método tem sido a primeira opção dos especialistas.
punção de tireoide
Por CIGI 12 ago., 2021
Saiba o que é a punção de tireoide e em quais situações é necessária para identificar a natureza dos nódulos. Clique aqui
Mais Posts
Share by: