Blog Layout

A ablação renal substitui a cirurgia?

CIGI • abr. 13, 2021
Estudos mostram que, no Brasil, o câncer de rim é mais comum em pacientes de 50 a 70 anos, sendo que a marca de registros corresponde a mais de 6 mil novos casos anualmente. Felizmente, a inovação e os avanços na medicina permitem o desenvolvimento e a realização de tratamentos cada vez mais eficientes e menos invasivos, como a ablação renal, por exemplo.

Neste texto, selecionamos diversas informações importantes sobre esse procedimento. Continue lendo e entenda porque em muitos casos ele é mais indicado do que a cirurgia tradicional!

Entenda mais sobre tumores renais

Antes de entender mais sobre a ablação renal, veja quais são os tipos de tumores nos rins. Eles podem ser classificados em cinco principais: 


  • Carcinoma de Células Renais Claras: este tipo é encontrado em cerca de 70% a 90% dos quadros médicos, sendo considerado o mais comum;
  • Carcinoma Papilar de Células Renais;
  • Carcinoma Cromófobo de Células Renais;
  • Ductos Coletores;
  • Sarcomatoides;


Os sintomas mais comuns do câncer renal são:


  • dor na parte lateral da barriga;
  • dor nas costas;
  • urina com sangue;
  • abdome apresentando inchaço;
  • emagrecimento sem motivos aparentes.

A ablação renal substitui a cirurgia?

A ablação renal é uma alternativa de tratamento para o câncer de rim. O procedimento permite a destruição das células tumorais de forma pouco invasiva


O procedimento pode ser feito, basicamente, de duas formas: usando calor ou frio. É um processo feito por
imagem guiada e que superaquece ou congela a lesão. Além disso, os tecidos adjacentes, diferente do que acontece em outros métodos, são preservados, preservando a parte saudável do rim.


Pode ser feito por
intervenção percutânea, através da pele, ou por exposição cirúrgica. Na ablação percutânea, uma agulha é aplicada no tumor para a destruição das células cancerígenas.


É um tratamento indicado para alguns tumores, como o de fígado, rins e pulmões. Além disso, ele é recomendado para
casos em que a cirurgia tradicional não pode ser feita devido à localização do tumor ou às comorbidades do paciente.


Os
benefícios da ablação renal são os efeitos colaterais em baixo nível e o fato de ser um processo considerado ambulatorial ou de poucos dias de internação com rápida recuperação. No entanto, vale ressaltar a importância de consultar médicos especialistas para discutir a melhor opção de tratamento. 


A
ablação renal pode ser, sim, uma alternativa à cirurgia, mas é preciso analisar cada caso com cuidado. 


Por fim, vale lembrar a importância de realizar o tratamento adequado. Este que, por sua vez, será indicado após avaliação individual de cada paciente. É preciso, portanto, que uma ampla discussão multidisciplinar seja estabelecida entre profissionais, como oncologistas, radiologistas e cirurgiões.


Gostou desse conteúdo? Então acompanhe o nosso blog para mais artigos sobre saúde.

osteoma osteóide
Por CIGI 02 fev., 2022
Você sabe como a ablação com agulha pode auxiliar no tratamento de osteoma osteóide? Nesse artigo, explicamos mais detalhes sobre esse processo.
tipos de biópsia
Por CIGI 31 jan., 2022
Você conhece os tipos de biópsia? Nesse artigo, explicamos as principais diferenças entre eles e mais detalhes sobre cada um
biópsia do fígado
Por CIGI 03 dez., 2021
A biópsia do fígado é capaz de mapear doenças e indicar o melhor tipo de tratamento. Conheça mais sobre esse procedimento.
tratamento para mioma uterino
Por CIGI 13 nov., 2021
Conheça a embolização e a radiofrequência, dois procedimentos sem cortes para o tratamento de mioma uterino. Veja para quais casos são indicados.
ablação de miomas
Por CIGI 12 nov., 2021
Já ouviu falar sobre ablação de miomas uterinos? Nesse artigo explicamos mais sobre essa inovadora técnica para o tratamento de tumores
alcoolização de plexos nervosos
Por CIGI 08 out., 2021
Para aliviar dores intensas causadas pelo câncer em estágio avançado, há a alcoolização de plexos nervosos. Conheça a neurólise e para quem é indicada.
biópsia renal
Por CIGI 05 out., 2021
O que você sabe sobre biópsia renal? Nesse artigo vamos te apresentar todos os detalhes sobre o procedimento responsável por identificar doenças no rim.
biópsia da próstata
Por CIGI 21 set., 2021
A biópsia da próstata consegue detectar tumores e outras doenças na glândula. Veja quando o procedimento é indicado e como é feita
ablação óssea
Por CIGI 16 set., 2021
A ablação óssea é um possível tratamento para tumores ósseos, como o osteoma osteóide. Veja porque esse método tem sido a primeira opção dos especialistas.
punção de tireoide
Por CIGI 12 ago., 2021
Saiba o que é a punção de tireoide e em quais situações é necessária para identificar a natureza dos nódulos. Clique aqui
Mais Posts
Share by: